Qual é a melhor anestesia?


Uma pergunta que com grande frequência ouço nas consultas é: a anestesia vai ser geral?

Dependendo do tipo de cirurgia a resposta pode variar muito. Você sabia que a cirurgia para colocação de prótese de silicone pode ser feita com anestesia local? E a abdominoplastia? Pode ser feita com raquianestesia... muitos detalhes sobre anestesia devem ser conversados com o anestesista antes da cirurgia para esclarecimento e, até mesmo, decisões.

Na anestesia local somente o local operado fica anestesiado. A infiltração de anestésico é feita com técnicas que diminuem a dor local do procedimento em si para que o paciente não sofra. Com os devidos cuidados e dependendo da parte do corpo conseguimos fazer grandes cirurgias garantindo tranquilidade ao paciente. Algumas cirurgias que podem assim ser anestesiadas: pálpebras, orelhas, nariz, lifting facial, aumento das mamas com silicone etc.

Vantagens: paciente permanece acordado; menos efeitos colaterais; procedimento mais rápido.

Desvantagens: injeção que causa algum desconforto; volume limitado de anestésico pode ser usado.

Nos Bloqueios (raquianestesia, peridural etc) a aplicação dos anestésicos é feita nas costas entre as vértebras ou diretamente na intimidade dos nervos. Age anestesiando determinado segmento do corpo que contemplará a área a ser operada, seguindo uma estratégia traçada pelo médico anestesiologista. Cirurgias: abdome, lipoaspiração, mamoplastias, lifting de braço e de coxa etc.

Vantagens: paciente pode ficar acordado, praticamente indolor.

Desvantagens: pega alguns segmentos do corpo; alguns efeitos colaterais; imobilidade de grande região após o ato (até que passe o efeito).

Na Anestesia Geral o paciente dorme e a utilização de alguns aparelhos auxiliam na monitorização da respiração e dos batimentos cardíacos. Os famosos gases anestésicos só são ligados quando o paciente já está dormindo. O médico anestesiologista administra medicamento por via venosa e, após constatação de que o paciente efetivamente dormiu, procede à administração dos gases anestésicos que manterão o paciente no estado desejado para que a cirurgia transcorra da melhor forma. Cirurgias: plásticas em crianças, nariz com “fraturas”, lifting facial, mamoplastia redutora, grandes lipoaspirações etc.

Vantagens: eficiência; dura o tempo que a equipe precisar; cirurgias grandes.

Desvantagens: alguns efeitos colaterais PODEM aparecer no pós-operatório.

A condução do ato anestésico é sempre feita pelo médico anestesiologista que estudou e estuda muito para honrar a especialidade (6 anos de faculdade e mais 3 anos – pelo menos – de residência em anestesiologia). O medo pelo tipo de anestesia é normal. Mas uma boa conversa com a equipe é capaz de esclarecer muitos detalhes que lhe afligem. Não hesite em perguntar. Não tenha vergonha. Faça da sua cirurgia um momento de realização!

#cirurgiaplástica #anestesia #anestesiageral #peridural #raquidiana #raqui #prótese #lipo

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle

Copyright © Marcelo de Araujo. Todos os direitos resevardos - 2016